Trabalho sobre blocos de concreto
UNIDADE C2I – CURITIBA
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
BLOCOS DE CONCRETO
LEONARDO MARCELO STELMACHUK
MARCELO MENDES
LUCAS ORSI
SERIE: 3ºK
OUTUBRO
2014
LEONARDO MARCELO STELMACHUK
MARCELO MENDES
LUCAS ORSI
BLOCOS DE CONCRETO
Trabalho apresentado como avaliação parcial da disciplina de materiais de construção escrita ministrada pelo professor César Luiz Kloss.
OUTUBRO
2014
INTRODUÇÃO: os blocos de concreto se define como um elemento de alvenaria cuja área líquida é igual ou inferior a 75% da área bruta. Os blocos de classe AE são utilizados em paredes externas acima ou abaixo do nível do solo, podendo estar expostas à umidade ou intempérie sem receber revestimento de argamassa enquanto os blocos de Classe BE são utilizados acima do nível do solo. Além disso devem ser revestidos e não devem estar expostas à intempéries.
Possui boa resistência à compressão sendo a faixa de produção entre a mínima 4,5 MPa exigida pelas normas a 16 Mpa, parede construída com blocos de concreto desempenha as funções de estrutura e de fechamento eliminando pilares e vigas e reduzindo a utilização de armaduras e de formas.
Um bloco conforme deve oferecer qualidade e economia as edificações.
Desenvolvimento:
Blocos de concreto
De acordo com a norma NBR 6136 o bloco se define como um elemento de alvenaria cuja área líquida é igual ou inferior a 75% da área bruta. Os blocos de classe AE são utilizados em paredes externas acima ou abaixo do nível do solo, podendo estar expostas à umidade ou intempérie sem receber revestimento de argamassa enquanto os blocos de Classe BE são utilizados acima do nível do solo. Além disso devem ser revestidos e não devem estar expostas à intempéries.
Características
O bloco de concreto é empregado em larga escala no Brasil. Foi o primeiro bloco a possuir uma norma brasileira para cálculo de alvenaria