Solo Grampeado
Alberto Casati Zirlis
diretor da Solotrat Engenharia Geotécnica, e-mail: zirlis@solotrat.com.br
Cairbar Azzi Pitta diretor da Solotrat Engenharia Geotécnica, e-mail: azzi@solotrat.com.br
Solo Grampeado é uma técnica de contenção de taludes feita por meio da execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem. Os chumbadores promovem a estabilização geral do maciço, o concreto projetado dá estabilidade local ao paramento e a drenagem age em ambos os casos.
Essa técnica pode ser aplicada em maciços a serem cortados - cuja geometria resultante não é estável - a taludes existentes que não tenham estabilidade satisfatória e a taludes rompidos. Não existe norma específica da ABNT para a execução de solo grampeado.
Método Construtivo
Como mostra a figura 5, o processo tem início com o corte do solo na geometria projetada, excetuando-se o reforço de talude. A seguir é feita a primeira linha de chumbadores e aplicado o revestimento de concreto projetado. Caso o talude já esteja cortado, pode-se trabalhar de forma ascendente ou descendente, utilizando-se sempre a maneira que for mais conveniente. Simultaneamente ao avanço dos trabalhos, são executados os drenos profundos de paramento e as canaletas ou descidas d'água, conforme projeto.
Chumbadores
São peças moldadas no local por meio de operações de perfuração, usando-se equipamento mecânico ou manual, e instalação e fixação de armação metálica com injeção de calda de cimento sob pressão. Os chumbadores podem ser feitos com a cravação de barras, cantoneiras ou tubos de aço, utilizando-se martelos pneumáticos ou ferramentas manuais.
Perfurações
São executadas por equipamentos que pesam entre 25 e 500 kg, de fácil manuseio, instaláveis sobre qualquer talude. Como fluido de perfuração pode-se usar água, ar ou lama. Se a opção for por trados, não é necessário o uso de fluidos. Em geral, é adotado o sistema de lavagem com água por meio de hastes dotadas de elementos