Gestão das Organizações
Importante afirmar que administração não é administração de empresas, a administração é pertinente a todo o tipo de empreendimento humano que reúne, em uma única organização. Pessoas com diferentes saberes e habilidades, sejam vinculadas às instituições com fins lucrativos ou não. A administração precisa ser aplicada aos sindicatos, às igrejas, às universidades, aos clubes, agências de serviço social, tanto como nas empresas, sendo responsável pelos seus desempenhos.
Planejamento
O planejamento permite ao administrador controlar a mudança. Essa atividade é uma das maiores oportunidades para reunir todos os recursos de uma empresa uma entidade mais eficiente. Assim, planejar é indispensável e se torna um método intelectual para o nosso futuro. Definição de Planejamento: Planejar nada mais é do que selecionar e relacionar fatos, tomando e usando hipóteses para visualizar o futuro e formular atividades propostas vistas como necessárias para atingir resultados desejados. Alguns teóricos afirmam que o planejamento é uma abordagem organizada para futuros problemas e o descrevem desenvolvendo no presente os projetos de ação futura. O planejamento serve como ponte de ligação entre onde se está e para onde se que ir. “ É preciso antes de agir raciocinar, por tanto o que um administrador pensa influência bastante no que ele faz”. No planejamento também é de extrema importância o aspecto da duração. Há um tempo adequado para a maior parte das ações, pois isso ajuda a reconhecer o tempo necessário para efetivar a execução de cada plano.
Organização
A organização é uma atividade básica que serve de alicerce para estruturar todos componentes de uma equipe. É levada a efeito para agrupar e organizar todos os recursos necessários, inclusive o elemento humano, pois dessa forma o trabalho requerido pode ser realizado com sucesso. Na verdade, o elemento humano é o mais importante e