Gestão das Organizações
Mudanças Organizacionais e Inovação
Professora Sandra Filipe
Trabalho elaborado por: Luisa Godinho, nº 70020 Clara Oliveira, nº 56796
Índice
Introdução
Este trabalho abordará o tema Mudança Organizacional e Inovação. Ele está dividido em duas partes a primeira parte é a mudança organizacional e a segunda parte a inovação. O objetivo deste trabalho é colocar-nos a par de como funciona o mundo empresarial, para que serve uma mudança e uma inovação para a empresa, quais são os processos e a fases que tem que passar para que ocorra com sucesso a mudança e a inovação. Com o tema que nos foi atribuído o nosso objetivo e por nos a par das situações do exterior e como funcionam as empresas e poder transmitir da melhor forma a informação que nos foi dada.
Os gestores do século XXI irão enfrentar pressões inevitáveis e incontornáveis de várias fontes para mudar as suas organizações. Durante os anos 80 e 90, já se assistiu a mudanças significativas e irreversíveis nas organizações, à medida que os gestores procuraram responder à concorrência global, è diversidade no local de trabalho, ao esforço pela qualidade e competitividade e aos dilemas éticos. Mudança, é de certo a palavra mais utilizada nas páginas de negócios dos jornais de todo o mundo.
Mudança Organizacional:
Uma sequência repetitiva de formulação, implementação, avaliação e modificação dos objetivos, com base naquilo que foi aprendido ou desejado pela organização.
Mudança Intencional – Pode ser vista como uma intervenção levada a cabo com o propósito explicito de mover a organização de um estado inferior para um estado superior – sendo estes estados definidos do ponto de vista organizacional.
As mudanças organizacionais podem assumir teores diferentes, consoante o grau em que são mais ou menos planeadas, mais ou menos antecipatórias, mais ou menos proactivas. Existem