O surgimento do fogo
O controle do fogo tornou-se então completo quando se percebeu que era possível produzi-lo. Através da observação, o homem conseguiu produzir o fogo. Este processo ocorria de duas formas: 1) batendo uma pedra na outra e produzindo faísca que atingia palha; 2) friccionando graveto seco numa madeira até produzir a faísca, atingindo a palha. . A descoberta do fogo foi decisiva para a sobrevivência e o estabelecimento no frio do continente europeu. O fogo é uma dos quatros elementos que necessitamos para sobreviver, sem o fogo não existe vida como o ar, água e a terra.
O fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história. A partir desta conquista o homem aprendeu a utilizar a força do fogo em seu proveito, extraindo a energia das matérias da natureza ou moldando a natureza em seu beneficio, pois o fogo serviu como proteção aos primeiros hominídeos, afastando os predadores. No inverno e em épocas gélidas, o fogo protegeu o ser humano pré-histórico do frio mortal.
O ser humano pré-histórico também aprendeu a cozinhar os alimentos em fogueiras, tornando-os mais saborosos e saudáveis, pois o calor matava muitas bactérias existentes na carne. O fogo também foi o maior responsável pela sobrevivência do ser humano e pelo grau de desenvolvimento da humanidade, na antiguidade o fogo era visto como uma das partes fundamentais que formariam a matéria.
Desde então nossa civilização têm se empenhado em obter formas mais práticas de obtenção do fogo e, pelo visto, não foi muito fácil: O palito de fósforo foi inventado apenas no século XIX, mas a