Resenha: A educação libertadora ou transformadora
Diante dos vários problemas da sociedade como: desvalorização profissional, desemprego, violência, modificações das relações familiares, etc, tem-se como papel fundamental da área educacional, o de fornecer o conhecimento, para que as pessoas possam ter possibilidades e autonomia de participar efetivamente das políticas, continuando assim, a lutar por igualdade de direitos. Por isso, a educação, em termos de Brasil, deve ser tratada como uma política social, que tem como compromisso fundamental à garantia dos direitos do cidadão, ou, ainda a escola deve assumir um novo papel frente à sociedade, que é o de propiciar ações para a efetivação dos direitossociais.
No Brasil, temos várias legislação como a Constituição Federal , a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA , que garantem o direito à educação a criança e ao adolescente, direitos estes que precisam ser perseguidos por todos que atuam no contexto escolar.
Porém, ao se deparar com o atual contexto brasileiro, percebe-se que o ensino tem se mostrado insuficiente, no que se refere à quantidade de vagas para o atendimento dos alunos, tendo como grande desafio a melhoria de sua qualidade. E, esta qualidade é prejudicada por