ESTUDO SOBRE O BLOCO DE CONCRETO AUTOCLAVADO
ESTUDO SOBRE O BLOCO DE CONCRETO AUTOCLAVADO
CURSO: Engenharia Civil
Franciele Alves
______________________________________________________
Resumo O Bloco de Concreto celular Autoclavado (BCCA) é caracterizado por ser um bloco de peso leve, é resultante da mistura de cal e areia moídas ou outro agregado fino silicoso e de um material gerador de células gasosas dentro da massa, é curado sob pressão elevada dentro de autoclaves. Esse trabalho se desenvolveu através de pesquisa teórica, teve como objetivo analisar a densidade, resistência e conforto ambiental do BCCA. Os resultados da pesquisa remetem que o BCCA possui excelente isolamento térmico-acústico e que com a redução da densidade há também redução da resistência à compressão e aumento da condutibilidade térmica. Palavras Chave Bloco Celular Autoclavado, Conforto Ambiental, Curados sob pressão elevada.
1. Introdução
O bloco de concreto celular autoclavado (BCCA) é um tipo de produto silico-calcário que além da mistura da cal e agregado silicoso tem a inclusão de um material formador de gases e no seu processo de cura sendo submetido à ação de autoclavagem.
No Brasil a primeira fábrica a produzir elementos silico-calcários foi à indústria “SILICAL – Indústria Silico-cal”, em 1970, atualmente no Brasil existem várias empresas fabricantes do BCCA, como exemplo as Indústrias Super Bloco e Precon Industrial situadas em Minas Gerais. (SANTOS, 1985).
A escolha do grupo pelo tema é devido ao baixo peso do BCCA em relação ao bloco de concreto tradicional e eficiência em isolamento termo-acústico que o BCCA proporciona. Esse trabalho se desenvolveu através de pesquisa teórica, teve como objetivo realizar estudo do Bloco de Concreto celular Autoclavado, analisar sua densidade, resistência e conforto ambiental.
2. Revisão Bibliográfica
Desenvolvido na Suécia nos anos de