Pesquisa simples sobre aeronaves
Definição:
Todo objeto capaz de voar, sustentar voo, de manobrar no ar e, em sua maioria, levantar voo através dos seus próprios meios, é uma aeronave. Ela equilibra a força da gravidade fazendo uso da sustentação estática, no qual utiliza-se o empuxo, por meio do uso de gases menos densos que o ar ao seu redor, como força principal, tem-se como exemplo: balões e dirigíveis que são conhecidos como aeróstatos, ou da sustentação dinâmica de um aerofólio (ou asas), se sustentam devido as reações aerodinâmicas produzidas pelas asas fixas (Ex.: Aviões) ou asas rotativas (Ex.: Helicópteros). Aeronaves que podem ser tripuladas são as que necessitam de pilotos; e as não tripuladas são controladas por meio de controle remoto ou através do computador a bordo.
As aeronaves podem ser consideradas de uso civil, quando fazem voos regulares de transporte de passageiros, assim como o de cargas ou transporte: aviação agrícola, experimental, desportiva, executiva, o táxi aéreo, entre outros. Os de uso militar são caças, helicópteros e outros aviões criados especialmente com finalidade militar.
Princípios de funcionamento:
É conhecido como aeródino toda aeronave mais pesada que o ar, seja um planador ou um avião a jato. Depende da aplicação da energia mecânica do ar ao seu redor, de forma a receber um impulso para cima, sustentando-o contra as forças de gravidade.
Para que se mantenha no ar, o aeródino necessita de uma entrada contínua de energia, que favoreça o movimento para a frente, contra a resistência do ar, denominada arrasto.
Sendo acionados por um motor, as hélices, turbina ou foguetes, fornecem o impulso necessário, não apenas à permanência no ar, assim como a subida ou decolagem do objeto.
O ar é o principal responsável pelo voo do avião. Quando o mesmo está em voo, o ar que passa por suas asas gera uma força para cima, que se equilibra com a força que seu peso faz para baixo, e o sustenta. Para manter uma velocidade constante, os motores fazem uma força