Engenharia Mecânica no Setor Aeroespacial
A Engenharia Mecânica no
Setor Aeroespacial
Prof. Thiago Ritto
Sumário
Introdução 3
Ciências Mecânicas 4
Mecânica Clássica 4
Mecânica dos Fluidos e Aerodinâmica 5
Termodinâmica 6
Estruturas 6
Ciência dos Materiais 9
Software, Eletrônica e Comunicações 10
Robótica 11
Engenheiros Notáveis 13
O Cenário Aeroespacial Atual 15
Bibliografia 18
Introdução
Desde os primórdios de sua existência, o homem busca explicações sobre o universo em que vive. Devido a evolução do setor aeroespacial, já conseguimos avançar muito nas pesquisas que buscam explicar a origem de tudo a nossa volta. Dessa forma, podemos considerar o setor aeroespacial como um dos mais influentes da atualidade. Para seu desenvolvimento, o setor conta com profissionais de diversas áreas de estudo. Podemos destacar, em meio destas, uma das áreas mais importantes para seu desenvolvimento, a Engenharia Mecânica. O desenvolvimento de pesquisas em Mecânica dos Sólidos, Dinâmica, Controle, Termodinâmica, Propulsão, Fluidos entre outras impactam diretamente no desenvolvimento do setor em questão. Sob esse enfoque, o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da Engenharia Mecânica no setor aeroespacial, além de apresentar uma perspectiva da atual situação deste.
Ciências Mecânicas
Mecânica Clássica
Antes de analisarmos as áreas críticas para a fabricação da aeronave, precisamos entender o porquê das aeronaves voarem e como foguetes saem da atmosfera terrestre. Para responder a primeira pergunta, precisamos definir as quatro forças básicas que atuam em uma aeronave em voo. São elas: tração (propulsão), peso, atrito (“arrasto”) e sustentação.
(créditos site AeroProjecto)
A tração é promovida pelo sistema de propulsores da aeronave. É ela que faz com que o avião mova-se para a frente. O peso é dado, obviamente, pelo campo gravitacional da Terra, que