CTA I Cirrus Airframe Parachutes System
2033 palavras
9 páginas
UNIDADE SALVADORCIÊNCIAS AERONÁUTICAS
CONHECIMENTOS TECNICOS DE AERONAVES I -CTA I
AVANÇOS TECNOLÓGICOS DAS AERONAVES COM MOTOR CONVENCIONAL
CAPS E A REDUÇÃO DA MORTALIDADE EM ACIDENTES AEREOS
JONAS OLIVEIRA
2014
1 INTRODUÇÃO
Aeronaves são equipamentos criados pelos homes, e estes estão suscetíveis a falhas que podem desencadear um acidente aéreo. Pode-se ocorrer também erros de operabilidade, ou até mesmo condições climáticas desfavoráveis ao voo. A combinação destes fatores pode ocasionar acidentes aéreos.
Há, historicamente, mais quantidades de acidentes aéreos envolvendo aviões da aviação geral do que aviões comerciais de médio e grande porte. Por sua vez, existe também mais acidentes com aviões com motores convencionais, por diversos motivos, sejam eles maior suscetibilidade às falhas, condições climáticas ou até mesmo inexperiência da tripulação técnica.
Com os fatos ocorridos, o Sistema de Paraquedas para aviões começou a ser idealizado por engenheiros. Algumas fábricas desenvolveram sem grandes sucessos este sistema, mas somente a Cirrus se tornou conhecido pela confiabilidade, utilidade e eficácia do seu Sistema de Paraquedas na fuselagem do avião (CAPS- Cirrus Airframe Parachute System).
O CAPS se destacou pela sua fácil utilização, é necessário somente puxar uma alavanca vermelha que fica sobre o ombro direito do piloto, qualquer pessoa pode acionar o sistema. Ocorreram diversos acidentes aéreos os quais foram evitadas maiores fatalidades devido ao sistema CAPS. É um sistema que realmente funciona, porém é necessário um treinamento da tripulação técnica da aeronave, para que a mesma venha a se tornar capaz de utilizar o sistema de maneira adequada.
Ao longo desta pesquisa, será abordado a história do CAPS, como ele funciona, informações gerais sobre o seu desenvolvimento, história de sucesso sobre acidentes as quais pessoas foram salvas devido ao paraquedas.
2HISTÓRIA DO CAPS
O SISTEMA DE PARAQUEDAS DA FUSELAGEM
Em 1985,