SISTEMA DE MONITORA O
Sistemas de Monitoração
Este capítulo apresenta o que são sistemas de monitoração, para que servem e quais são suas principais características. Na sequência, são apresentados, de forma geral, três sistemas de monitoração em uso na empresa estudada e suas principais características. Por fim, o método de inspeção semiótico utilizado nesta dissertação para avaliação da metacomunicação do designer para o usuário é justificado, descrito e aplicado em um dos sistemas apresentados. O capítulo é
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0812561/CA
então finalizado com a apresentação do resultado da inspeção semiótica.
3.1.
Definições básicas
Existem dois tipos de monitoração: monitoração passiva e a monitoração ativa. Na monitoração passiva, um determinado serviço e/ou servidor que está sendo monitorado envia informações de seu estado para a aplicação de monitoração; já na monitoração ativa, o sistema de monitoração se conecta de alguma forma (requisição HTTP, SNMP, requisição TCP, apenas para exemplificar as estratégias que poderiam ser utilizadas) no serviço a ser monitorado para coletar as informações necessárias.
Sistemas de Monitoração
42
Figura 3.1 - Conceito por trás de um sistema de monitoração
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0812561/CA
A figura 3.1 é uma representação em alto nível do funcionamento de uma monitoração passiva, conforme a explicação do parágrafo anterior.
3.2.
Exemplos de sistemas de monitoração
Atualmente, a empresa estudada apoia-se em dois sistemas de monitoração, exemplificados nas figuras 3.3, 3.4 e 3.5, como ferramentas de trabalho para a identificação de situações fora do comum na infraestrutura da empresa. Um terceiro sistema de monitoração, conhecido como IP Monitor, exemplificado na figura 3.2, vem sendo descontinuado e substituído pela aplicação apresentada na figura 3.5, o Nagios.
A figura 3.2 ilustra o sistema de monitoração conhecido como IP Monitor.
Este sistema se caracteriza por ser de código proprietário e, segundo o site do