Trabralho
Santa Catarina há anos tem se destacado como um dos principais polos tecnológicos do País, especialmente por conta do pioneirismo de diversas empresas e pelas tecnologias desenvolvidas.
As soluções em softwares, hardwares, serviços e equipamentos atendem diversos segmentos de mercado com clientes em todas as regiões brasileiras. Grande parte dos clientes das empresas catarinenses estão fora do Estado – estima-se, em média, 70% dos usuários estejam fora do estado catarinense.
Atualmente são três grandes polos, nas seguintes regiões, com características próprias.
Grande Florianópolis
O polo abrange além da Capital, os municípios que compõem a Região da Grande Florianópolis. As empresas são, na sua maioria, de pequeno e médio porte, de software e serviços, destacando-se também no segmento de hardware e equipamentos de alta tecnologia e valor agregado.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a principal instituição de ensino e pesquisa da região e responsável pela formação de grande parte da mão de obra especializada do segmento, em áreas como Engenharias, Ciências da Computação e Sistemas da Informação. Contribuiu também através de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Graduação e Pós-graduação, para a criação de grande parte das empresas instaladas no polo.
A presença de fortes incubadoras de empresas de base tecnológica também é característica da região e um dos seus diferenciais em relação ao Estado e ao País. Na Capital, concentram-se duas das melhores incubadoras do Brasil (de acordo com a ANPROTEC – Associação Nacional de Parques e Incubadoras):
CELTA, da Fundação Certi: primeira incubadora a ser criada no Brasil e duas vezes considerada melhor incubadora do País.
MIDI Tecnológico, da ACATE e SEBRAE-SC: considerada em 2008 a melhor incubadora do País.
Blumenau
Berço do setor tecnológico catarinense, a região de Blumenau é reconhecida nacionalmente como o Vale do Software. A origem do segmento na região se