Controvérsia Ariana após o concílio de Nicéia
O Concílio interrogou Ário usando as escrituras apenas para descobrir o novo modo que ele interpretava todas as passagens que lhe eram apresentadas.Finalmente,eles usaram o argumento de que o ponto de vista de Ário era errado porque se tratava de uma novidade. Atanásio declarou: “Mas quanto às matérias de fé, eles(os bispos reunidos em Niceia) não escreveram: “assim foi decidido”, mas “Nisto crê a igreja Católica” e imediatamente confessaram como acreditavam. Agiram assim para demonstrar que seu julgamento não tinha uma origem recente, mas que de fato provinha do período apostólico. A este respeito, Atanásio também pergunta retoricamente a Ário:”...em quantos padres(isto é nas obras dos primeiros cristãos) você pode encontrar suas frases?
Devemos concluir,portanto,que a controvérsia ocorria entre uma grande maioria que expressava a crença que a doutrina refletida pelo Credo de Niceia era antiga e apostólica e uma minoria que acreditava que a nova interpretação da fé promovida por Ário era correta.
Apesar das perseguições que sofreu, após o Concílio, o Arianismo continuou a sobreviver.
QUÃO CONTROVERSA FOI A CONTRVÉRSIA
O arianismo não resistiu aquela controvérsia tão controversa e recebeu do Concílio Niceno a condenação.
Apesar das perseguições que sofreu após o Concílio,o arianismo continuou a sobreviver.A condenação não pôs fim na Contrvérsia que ainda resistiu um grande período de tempo,aproximadamente cinco décadas cercadas por interesses políticos,dúvidas e colocações humanas,ora com respaldo na teologia,ora sem nenhuma base teológica.Os bispos participantes do Concílio sentiram-se bem confusos e coagidos por não terem o direito de expor suas opiniões sobre o Arianismo,tendo que concordar com o argumento niceno que condenava o arianismo.Os bispos,em suas igrejas,na sua rotina cristã,começaram a refletir sobre a decisão que tiveram que tomar na sessão do Concílio.
Nicéia e seus defensores estavam cheios de