oraçao
Niceia (hoje Iznik), é uma cidade da Anatólia (hoje parte da Turquia)
Foram oferecidas aos bispos as comodidades do sistema de transporte imperial - livre transporte e alojamento de e para o local da conferência - para encorajar a maior audiência possível. Constantino abriu formalmente a sessão.
Nos cerca de 300 anos entre a morte de Cristo e o Concílio de Niceia, o cristianismo permanecia "apenas" uma seita do judaismo tal como fariseus, saduceus ou os essênios (os cristãos foram inicialmente conhecidos como "os nazarenos"). Cristãos e judeus tinham muito em comum. Os autores do Novo Testamento eram judeus, bem como os apóstolos e os primeiros discípulos. Ambos os grupos observavam o Shabbat, as mesmas festividades e todos visitavam a Sinagoga. Até 135 D.C., todos os líderes da igreja eram judeus. Só então surge um nome de família grego entre esses líderes.
Até ao Concílio de Niceia de 325, os cristãos e os judeus celebravam o Pesakh (Páscoa) no mesmo dia. No entanto, os gentios (cristãos sem origem judaica) começaram a ver a necessidade de diferenciar o "seu" Pesakh do dos judeus. As igrejas concordaram mover o dia da celebração do Pesakh. O assunto de como estabelecer a data definitivamente permaneceu no entanto em aberto. A palavra portuguesa "páscoa" é uma derivação da palavra pessach hebraica. Do hebreu "peschad", grego "paskha" e latim "pache" - significando "passagem". Já nas línguas germânicas o nome "Peschad" de origem judaica acabaria por ser trocado por Easter (inglês) ou Öster (alemão) por preferência de