Oraçao
Reunião de Pais
Plano Pastoral Arquidiocesano
Um triénio dedicado à Família
Passar de uma pastoral sobre a Família para
uma pastoral para a Família e com a Família
Quatro ideias chave
Evangelizar
Celebrar e rezar com a Família e em Família
RelacionarRelacionar-se como Família
Agir solidariamente pela Família.
FAMÍLIA
DOM
COMPROMISSO
Família como DOM
Em si mesma
É um Dom do Amor puro e gratuito de
Deus à humanidade
É um DOM de Amor e de Vida (Santuário do
Amor e da vida)
FAMÍLIA,
FAMÍLIA, DOM DE DEUS
Quando Deus criou o homem e a mulher, mulher, diferentes mas complementares, dotou-os na dotousua própria natureza com a capacidade de se amarem e fazerem um só, e assumiu-os, deste assumiumodo, como seus colaboradores na transmissão da vida humana.
Assim, do casal nasce a família como célula fundamental da sociedade que se renova e actua, e espaço natural da mútua relação. De facto é a família que dá sentido e consistência à vida das pessoas e garante futuro à sociedade.
A família cristã nasce do sacramento do matrimónio e, por isso mesmo, por desígnio de Deus, realiza com Ele, uma aliança de amor e de fidelidade.
É assim vocacionada para transmitir a fé aos seus filhos, ser sinal do amor de Deus filhos, no mundo e procurar, no seu dia a dia, responder ao apelo de santidade, a que são chamados todos os baptizados. Deus sempre ajudará e defenderá a família e jamais a poderá abandonar.
FAMÍLIA,
FAMÍLIA, IGREJA DOMÉSTICA
A família cristã, porque constituída por baptizados, é uma igreja doméstica, chamada a ser um foco de fé viva e irradiante na comunidade paroquial. A casa de família é um espaço privilegiado para congregar e unir as pessoas, para a vivência da fé e escuta da
Palavra de Deus, para a oração conjugal e familiar, para a acção de graças, de abertura aos outros e de partilha de vida.
FAMÍLIA E CATEQUESE
A principal responsável e primeiro