ARCOS
O termo arco, do latim arcus, designa um elemento construtivo em curva que é arredondado, normalmente em alvenaria, que emoldura a parte superior de um vão (abertura, passagem) ou reentrância suportando o peso vertical do muro em que se encontra.
TIPOS DE ARCOS
Arco Abatido: Aquele que é formado por vários arcos de círculos de diferentes centros, quanto mais rebaixado é, mais curvas e centros tem, o seu aspecto é o de um arco semi-elíptico, sendo os mais correntes os de 3, 5, 7 e 9 centros.Pode ser chamado de também chamado de arco asa de cesto, arco asa de balaio e arco sarapane.
Arco Aviajado: É o que não tem a sua base numa mesma horizontal, ficando uma parte mais alta que outra. Também chamado de arco botante, arco botaréu e arco esconso.
Arco Capaz: É o lugar geométrico dos pontos do plano do qual, um segmento é visto sob um mesmo ângulo.
Arco Gótico: Também chamado de Talão, pela semelhança da moldura deste nome. É um arco ogival constituído pela concordância de quatro arcos de circunferência, portanto possui quatro centros.
Arco Mourisco: Também chamado de arco árabe e arco ferradura; é o arco cuja altura é maior do que a metade do vão ou abertura.
Arco Romano: Chama-se arco de volta perfeita, arco de volta inteira, arco de pleno centro, arco de meio ponto ou arco romano aos arcos que formam um semicírculo inteiro, apoiados em duas extremidades e fechados por uma única pedra em forma de cunha, que pressionava os demais.
Arco Geminado: Arcos reunidos dois a dois por um outro arco maior ou por coluna, tendo um capitel comum.