Arcos
Arcos
Também classificado como sistemas estruturais de forma-
ativa (são compostos basicamente por uma matéria rígida ou flexível, suportada por extremidades fixas, com a capacidade de suportar-se e cobrir um vão. A transmissão das cargas até aos apoios ocorre através de esforços normais: o arco, por compressão (rígido); o cabo de suspensão (flexível), por tração. Esta característica ocorre devido à forma da estrutura de forma ativa coincidir com o fluxo dos esforços, sendo, portanto o trajeto natural das forças. Processo Histórico
Os arcos estão entre as estruturas mais antigas e mais resistentes concebidas pelo homem. Não há registros de datas e locais exatos do início da utilização de arcos. O desenvolvimento e o emprego da ponte em arco foram atribuídos à civilização do vale do
Indo, em torno de 2500 a.C. Os etruscos e romanos foram os povos que construíram a maioria das antigas estruturas arquitetônicas com arcos da Europa.
As técnicas da construção em arco foram aprimoradas com o uso de argamassa para fixar as pedras dessas estruturas.
Com a características de vencer grandes vãos, possibilitaram a ligação entre as cidades e o transporte de água até estas.
O projeto do arco propriamente dito lembra uma viga curva, formando um semicírculo que é impedido de se abrir pelos contrafortes que fixam cada extremidade. Tradicionalmente, a forma dos arcos de pedra é dada pelos blocos cortados em ângulo de modo a se encaixarem perfeitamente.
Funcionamento do Arco
O segredo do arco está no modo como as
forças são transmitidas. As duas metades do arco são “comprimidas” um contra a outra, e essas forças são levadas pelo arco até ao encontro do arco com o solo, e é aí que que são aplicadas (no solo), impedindo o arco de se afastar.
Tipos de Arco
http://www.esextante.com.br/publique/medi
a/1001invencoes_Amostragratis.pdf
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile
/3779571709072/LReisECA%20%20Pontes.pdf