Arco
O Arco é feito de madeira ou plástico, desde que não deforme durante o movimento.
Ele possui entre oitenta e noventa centímetros de diâmetro interno e pesa pelo menos 300g. Deve ser rígido, sem se dobrar. O arco define um espaço. Esse espaço é usado plenamente pela ginasta, que deve mover-se de acordo com o círculo formado.
São requeridas nesse aparelho frequentes trocas de mãos e a principal exigência é a boa coordenação de movimentos. O formato do arco favorece rolamentos, passagens, rotações, saltos e pontes. Os elementos corporais principais do arco são os saltos, flex, pivotes e equilíbrios.
Esta modalidade possui duas categorias diferentes de competição: a individual e a por grupos, chamada também de conjuntos, composta por cinco ginastas. Na rítmica, as atletas competem com cinco aparelhos. Contudo, em um espaço de dois em dois anos, um é deixado de fora, o que gera uma rotação olímpica marcada sempre pela ausência de um aparelho diferente. Na competição individual as atletas apresentam quatro rotinas diferentes, uma para cada aparelho. Já na de grupos são duas as apresentações: na primeira, as cinco ginastas utilizam cinco aparelhos idênticos, enquanto na segunda, apresentam-se com dois distintos, na disposição de dois mais três. Estas apresentações variam em tempo. Enquanto as individuais duram 75 segundos, as por grupos duram 150. Pelas regras da Federação, as competições individuais dividem-se em três etapas, mais as disputas por equipes:
Competição I – Qualificatória: Esta etapa qualifica para a chamada Competição II, a do individual geral, que conta com as três melhores apresentações em cada aparelho para a final geral, e com as oito melhores em cada equipamento para a final de cada aparato, chamada de Competição III. É ainda nessa fase que se define a final por equipes, formada pelas oito melhores colocadas.
Final por equipes: Nesta prova conta-se um total de doze exercícios, três para cada aparelho, a serem realizados