Aprendizagem e transtornos da aprendizagem
Aprendizagem e Comportamento Entender o comportamento humano é de grande utilidade para a sociedade como um todo e de especial importância para a psicologia. Quanto maior o saber da psicologia sobre o comportamento e a aprendizagem de novos comportamentos, maior a possibilidade de mudança, visando o bem-estar de todos. A psicologia comportamental procura estudar e compreender o comportamento. A aprendizagem pode se entendida como uma mudança no comportamento, mudança que se mantêm relativamente estável no futuro. Ou seja, havia uma série comportamentos, e agora encontramos no um novo comportamento, o organismo aprendeu e manteve um nova possibilidade de alterar o seu meio ambiente. Pode ser dizer que a aprendizagem dos seres humanos, com grande potencial, representa a sua possibilidade de evoluir, e ter sucesso em seu processo evolutivo. É esse potencial de aprendizagem que permite as transformações sociais, culturais e tecnológicas, que levam a espécie humana a modificações importantes em seus meio.
· Condicionamento respondente
O condicionamento respondente é particularmente importante no que diz respeito à sobrevivência do organismo, além da manutenção do seu bom funcionamento pois possibilita uma aprendizagem rápida e relativamente simples. Nos seres humanos, o condicionamento respondente permite ao organismo uma adaptação bem sucedida ao ambiente, como por exemplo, temos o caso de uma pessoa que comeu feijoada, que por conseqüência ficou com mal-estar, depois o leve cheiro de feijoada elicia respostas no organismo de mal-estar, o que lhe permite se preservar de um possível mal-estar, se comesse aquele prato.
· Comportamento Operante
O comportamento que opera no meio e portanto, o modifica é controlado principalmente pelas conseqüências que ocasionam as respostas do organismo no meio. A diferença entre o operante e o respondente é que o primeiro produz comportamento original,