Transtorno De Aprendizagem
RESUMO 2
1-INTRODUÇÃO 3
1.1.CONCEITOS DA APRENDIZAGEM 4
1.2.TIPOS DE APRENDIZAGEM 5
a) Aprendizagem por Habituação 5
b) Aprendizagem Social ou por Modelagem 6
1.3.TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM 8
1.4.TIPOS DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM 9
a) Transtorno da Leitura 9
b) Transtorno da Matemática 9
c) Transtorno da Expressão Escrita 10
1.5.POSSÍVEIS CAUSAS 11
2-TRATAMENTO 12
2.1.COMO LIDAR COM A SITUAÇÃO 13
2.1.1 O papel da escola 14
2.1.2. O papel dos pais 14
2.1.3 Políticas públicas 15
3- CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
4-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
ANEXO A – PÁGINA NA INTERNET AVALIADA 18
ANEXO B – TEXTO SUPORTE À FICHA DE LEITURA 19
RESUMO
Os distúrbios da aprendizagem têm se mostrado um assunto que ainda gera discussões e dificuldades na sua conceituação. Prevenir e intervir nesses déficits é papel do fonoaudiólogo.
O presente artigo tem por objectivo realizar uma revisão bibliográfica acerca da conceituação e etiologia dos chamados distúrbios de aprendizagem, além de ratificar a necessidade e importância do fonoaudiólogo em compreender e assumir o seu papel como profissional legalmente habilitado para intervir nesses distúrbios.
OBJETIVO
O objectivo deste artigo é discorrer sobre definições e etiologias dos distúrbios de aprendizagem, assim como demonstrar a importância da intervenção fonoaudiológica nos mesmos, considerando-se os seus aspectos preventivos e terapêuticos.
Este trabalho tem como objectivo principal dar a conhecer as várias teorias, métodos, experiências e investigadores que se debruçaram no estudo da Aprendizagem, a nível dos comportamentos e das suas modificações, em função das respostas e estímulos criados através dos factores biológicos, sociais, ambientais fomentando um desenvolvimento no comportamento do indivíduo.
FONTES DE DADOS
Revisão de literatura sobre o tema proposto, em livros publicados entre 1990 e 2005, e artigos de periódicos e revistas nacionais publicadas nos últimos oito (8) anos.
SÍNTESE DE DADOS
O fonoaudiólogo,