Transtornos da Aprendizagem
A seção sobre Transtornos da Aprendizagem inclui:
1 - Transtorno da Leitura,
2 - Transtorno da Matemática,
3 - Transtorno da Expressão Escrita e
4 - Transtorno da Aprendizagem Sem Outra Especificação.
Características Diagnósticas
Os transtornos da aprendizagem são diagnosticados quando os resultados do indivíduo em testes padronizados e individualmente administrados de leitura, matemática ou expressão escrita estão substancialmente abaixo do esperado para sua idade, escolarização e nível de inteligência.
Os Transtornos da Aprendizagem podem persistir até a idade adulta.
Características e Transtornos Associados
Desmoralização, baixa estima e déficits nas habilidades sociais podem estar associados com os transtornos da aprendizagem. A taxa de evasão escolar para crianças ou adolescentes com Transtornos da Aprendizagem é de aproximadamente 40% (cerca de 1,5 vezes a média).
Adultos - dificuldade no emprego ou no ajustamento social. Muitos indivíduos (10-25%) com Transtorno da Conduta, Transtorno Desafiador Opositivo, Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade, Transtorno Depressivo Maior ou Transtorno Distímico também têm Transtornos da Aprendizagem, podendo também estar associado a uma taxa superior de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. Anormalidades subjacentes do processamento cognitivo freqüentemente precedem ou estão associadas com os Transtornos da Aprendizagem.
Esses transtornos são freqüentemente encontrados em associação com uma variedade de condições médicas gerais (por ex., envenenamento por chumbo, síndrome alcoólica fetal ou síndrome do X frágil).
Características Específicas à Cultura
A testagem da inteligência deve estar adequada à bagagem étnica ou cultural do indivíduo, por meio de testes onde as características relevantes do indivíduo são representadas na amostra, bem como um examinador familiarizado com aspectos da bagagem étnica ou cultural do indivíduo