FISICA
Question 1
Notas: 1
O esquema a seguir mostra um gás, contido em um cilindro, à pressão atmosférica po , que ocupa um volume Vo, à temperatura ambiente To (em kelvin). O cilindro contém um pistão, de massa desprezível, que pode mover-se sem atrito e que pode até, em seu limite máximo, triplicar o volume inicial do gás. Esse gás sofre duas transformações sucessivas, descritas abaixo:
1) A partir do estado inicial, ele é aquecido sofrendo uma expansão à pressão constante até seu volume atingir o máximo que o sistema permite.
2) Em seguida, sob volume constante, é novamente aquecido até sua temperatura atingir seis vezes a temperatura inicial To.
Pode-se dizer que durante as duas transformações, o trabalho total realizado por esse é igual a:
Escolher uma resposta. a. b. c. d. e.
Question 2
Notas: 1
(Vunesp – SP) A energia interna U de uma certa quantidade de gás, que se comporta como gás ideal, contida num recipiente, é proporcional à temperatura absoluta T, e seu valor pode ser calculado utilizando a expressão U = 12,5.T. A temperatura deve ser expressa em kelvins e a energia interna, em joules. Se inicialmente o gás está à temperatura T = 300K e, em uma transformação a volume constante, recebe 1.250J de uma fonte de calor, sua temperatura final será:
Escolher uma resposta. a. 400K b. 300K c. 800K d. 600K e. 200K
Question 3
Notas: 1
Um pequeno corpo de massa 2 kg desloca-se ao longo de uma trajetória retilínea com velocidade constante de 4m/s. A partir de um determinado instante, uma força F paralela a trajetória passa a atuar no corpo puxando-o no mesmo sentido de seu movimento. O gráfico abaixo mostra como varia a intensidade desta força em função do tempo de atuação.
Sendo assim, pode-se afirmar que a velocidade do corpo no instante t = 5s é
Escolher uma resposta. a. 6 m/s b. 19 m/s c. 11 m/s d. 3 m/s e. 15 m/s
Question 4