Ciência Política
Professor: Luziene
Acadêmica: Débora Karine Feitoza Bezerra
Trabalho
Boa Vista – RR
Julho – 2013
Ciência Política
Em diversos textos estudados na disciplina até o presente momento, o que destacarei aqui é o debate sobre algumas teorias, tais como a Teoria da escolha racional, Teoria do desenvolvimento politico e por fim a Teoria da cultura política.
A teoria da escolha racional é uma abordagem teórica que parte da recusa da ideia de que o nosso comportamento é determinado pelas estruturas sociais. (ou individualismo metodológico). O que a teoria da escolha racional busca mostrar é que o comportamento politico deve ser explicado a partir da ação racional dos indivíduos, e pode ser definida como individualismo metodológico, a doutrina segundo a qual todos os fenômenos sociais são explicáveis, em principio, apenas em termos individuais, ou seja, segundo a teoria da escolha racional os fenômenos sociais são explicados a partir da ação individual de cada individuo. A teoria da escolha racional adota como ideias básicas: Pressuposto individualista e o pressuposto racionalista, ou seja, a ideia de compreender os fenômenos políticos recorrendo à premissa de que são explicáveis apenas a partir dos indivíduos. A teoria da escolha racional possui hoje uma enorme influencia na ciência política, os estudiosos Mancur Olson e Anthony Downs estão entre os autores mais importantes desta corrente.
Partindo agora para a teoria do desenvolvimento politico, quando falamos em desenvolvimento automaticamente pensamos em crescimento econômico. Porem também é possível falar de um desenvolvimento politico. Para Samuel Huntington, ele procura entender por que nem