caso concreto 3
Questão discursiva:
Leia o texto abaixo e responda as perguntas apresentadas: Sobre meninos e meninas “Nos intervalos das aulas, durante o recreio, ou durante as aulas de Educação Física ou de iniciação desportiva, evidencia-se, igualmente, um modelo diferenciador de condutas: em geral, os meninos dispõem de toda a quadra esportiva só para eles. Ali podem correr, lutar, competir, em suma, preparar-se para a vida adulta; quanto a meninas, para elas basta um pequeno espaço, de preferência à sombra, onde são estimuladas a conversar, brincar de corda ou, no máximo, pular corda ou executar passos de dança rítmica” (TOSCANO, Moema. Igualdade na escola: preconceitos sexuais na educação. Rio de Janeiro: CEDIM, 1995. p. 33).
1 - Os meninos têm uma tendência natural para lutar? As meninas têm uma tendência natural para serem dançarinas? Justifique sua resposta.
Desde pequenos a maioria dos meninos são induzidos pelo pai são ensinados nas brincadeiras a jogar bola que é um esporte de competição, assistem lutas juntamente com o pai e etc. Já as meninas elas são induzidas pelas mães são mais preservadas até porque tem ensinamentos diferentes dos meninos, desde pequenas as meninas tende a brincar de boneca que é exatamente uma brincadeira sentada, e etc.
2 - “Socialização significa o processo pelo qual um indivíduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu, isto é, comporta-se de acordo com determinados atributos pré-concebidos”. Seria, portanto, errado afirmar que a cultura estabelece os padrões dentro dos quais as aptidões e a personalidade de meninos e meninas se desenvolverão. Justifique sua resposta.
Não, a cultura onde um indivíduo nasce, é sua principal fonte de conhecimento, somos o que vivemos no dia a dia, os nossos pais são os nossos principais incentivos, por exemplo se vivermos em meio a violência seremos violentos, se vivermos em meio respeito e educação aprendemos a respeitar e agir com educação.