Transtornos de aprendizagem
Neuropsicologia
Neuropsicologia Dos Trasntornos De Aprendizagem
Discente: Docente:
Domingos A. B. Jeque Dr Joaquim Fernando Dias
Elizabete Carina D’Assa Martins
Elisabete Pina Dini
Kady Almeida
Cidalina Roia
Catarina B.D Pontavida
Castiano Alexandre
Cleidy Da Silva
Eugenea Mateus
Maria Teresa Goncalves
Introducao a nocao do disturbio de aprendizagem esta directamente ligada ao desempenho academico, e exactamente nesta situacao escolar, de ensino formalizado baseado em programas e controles, via procedimentos de avaliacao, que os problemas de aprendizagem podem mais claramente se manifestar caracterizados por dificuldades principalmente na aquizicao de linguagem falada, escrita e calculo. O disturbio de aprendizagem coloca-se como um grande desafio para a educacao e para os profissionais da area de desenvolvimento infantil, por este motivo o presente trabalho caracterizara os disturbios de apendizagem.
Algumas difinicoes importantes
Aprendizagem e um processo de mudanca de comportamento obtido atraves da experiencia construida por factores emocionais, neurologicos, relacionais e ambientais. Aprender e o resultado da interaccao entre estruturas mentais e o meio ambiente.
O termo "dificuldade de aprendizagem" (no original em língua inglesa, "learning disability") aparentemente foi usado pela primeira vez e definida por Kirk (1962, citado em Streissguth, Bookstein, Sampson, & Barr, 1993, p. 144). O autor referia-se a uma aparente discrepância entre a capacidade da criança em aprender e o seu nível de realização. Nos Estados Unidos da América uma análise das classificações de Dificuldades de Aprendizagem em 49 dos 50 estados revelou que 28 dos estados incluiram critérios de discrepância de QI/realização em suas diretrizes para