Economia
Funções da moeda: A moeda pode funcionar como meio de troca, unidade de conta e reserva de valor. No primeiro caso, a moeda se coloca como instrumento intermediário de aceitação geral, pois para se receber um bem é necessário que se pague, como no caso das compras. A moeda serve, portando para eliminar os débitos e como um meio de pagamento geral. Serve como unidade de conta, pois permite fazer, através dela, a contabilidade do que se deve o do que se te a receber. Por fim, serve como reserva de valor, pois através dela pode-se acumular poder aquisitivo.
História da Moeda: No princípio as primeiras moedas eram mercadorias como, por exemplo, o gado, na Roma antiga a moeda era o sal, na China se utilizava o dinheiro de bambu, entre outras formas que variavam de acordo com a localidade e os costumes de cada povo. Ao longo do tempo, as mercadorias como forma de moedas foram abandonadas, pois: elas não cumpriam satisfatoriamente a característica de aceitação geral exigida nos instrumentos monetários; a característica valor de uso e valor de troca tornava o novo sistema muito semelhante ao escambo e suas limitações intrínsecas. Dessa forma, os metais preciosos por terem um preço mais alto e instável passaram a se sobressair. O problema da pesagem dos metais foi resolvido com a cunhagem, forma pela qual se insere na moeda o seu peso. O desenvolvimento de sistemas monetários demandou o surgimento de um novo tipo de moeda: a moeda-papel. A moeda-papel veio para contornar os inconvenientes da moeda metálica (peso, risco de roubo), embora valessem com lastro nela.
Oferta de moeda: É o total de moedas existentes na economia. Os bancos centrais controlam a oferta de moeda principalmente através da alteração da taxa de reservas bancárias e da