aprendizagem e inteligencia
CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA
APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIA
MANAUS
2011
Camila Diniz de Moura
Maria Helena dos Santos Neves
PRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIA
MANAUS
2011
INTRODUÇÁO
A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio. Ao contrário, ela se torna mecânica ou repetitiva, uma vez que se produziu menos essa incorporação e atribuição de significado, e o novo conteúdo passa a ser armazenado isoladamente ou por meio de associações arbitrárias na estrutura cognitiva. Assim, o objetivo deste Trabalho é identificar as propostas sobre a aprendizagem escolar, a Teoria de ensino Jerome Bruner, motivação e o processo ensino na aprendizagem e a visão de Jean Piaget. Da mesma maneira que há, ou deverá haver tipos de aprendizagem diferenciados, parece pertinente afirmar que também há sujeito que aprendem de maneira diferente, uma vez que cada individuo é único. A junção dos conceitos de inteligência emocional, aprendizagem mediada e pensamento construtivo colaboram para movimentos internos externos gerados de novas ideias para nossas possibilidades criativas ao atender a tais demandas, mas sem esquecer de nossas humanas dimensões.
Conceitos
Podemos dizer que a aprendizagem não se tem uma definição certa, no entanto, para a psicologia, o conceito de aprendizagem não é tão simples assim. Há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos como crescimento físico, descobertas, tentativas e erros, ensino.
E, assim, a psicologia transforma a aprendizagem em um processo a ser investigado, e são muitas questões consideradas importantes pelos teóricos da