teoria da comunicacao
A comunicação é o processo que viabiliza a troca de mensagens entre as pessoas, é portanto, uma atividade cada vez mais utilizada nas relações sociais.
Comunicação é uma palavra que vem do latim communicare, que significa trocar opiniões, partilhar, tornar comum, conferenciar.
A sociedade moderna está cercada de todos os lados pelos vários sistemas de comunicação.
Estudar a comunicação social é uma necessidade atual de todos os povos em qualquer parte do mundo. Conhecer e dominar os sistemas de informação e da comunicação é indispensável no mundo globalizado. Estamos iniciando os últimos passos para a saída do século XX e os primeiros para a entrada do século XXI. Neste período de transição o ser humano vive momentos de incertezas da comunicação e de (in)comunicação, das crises políticas, cultura is, econômicas e religiosas.
No início do século XX o impacto sociocultural e econômico se deu com a revolução industria l.
O século XXI está chegando sob o impacto da revolução dos meios de comunicação e das novas tecnologias da informação. É inegável a importância dos meios de comunicação social e sua influência na complexa sociedade globalizada.
Desta forma, estudar os mídias passou a ser uma prioridade no campo das interações sociais.
Foi visto a necessidade de investigar, compreender e formular teorias de comunicação que possam atender os interesses da sociedade.
Os estudos específicos em comunicação não são recentes. No século III aC Aristóteles já estudava a comunicação interpessoal dirigida para determinada audiência. Os estudos sobre a retórica, desenvolvidos pelos sofistas, enfatizavam a transmissão da informação como processo de persuasão, composta por três elementos básicos:locutor, discurso e ouvinte[1].
LOCUTOR – a pessoa que fala (quem)
DISCURSO – o que é dito (diz o que)
OUVINTE – a audiência (a quem)
O modelo clássico tricotômico definido por Aristóteles é fundamentado na formulação teoria para os estudos de