Inteligência Artificial - Aprendizagem de Máquina
Inteligência Artificial
Aprendizagem de Maquina
Componentes do Grupo
Nº matrícula
Nome
1020677-1
Eduardo Vicente Ferreira
1020699-4
Jorge Fernando da Rocha
Data: 04/10/2013
SÃO PAULO
2013
Sumário
Introdução
Desde a criação das maquinas diversos cientistas e pessoas aficionadas pela área de computadores pensam na possibilidade das maquinas ganharem autonomia, ou seja, aprenderem com os estímulos que recebem, solucionem problemas, tenha com isso o ponto de tomada de decisão, tenha atitudes e imagens semelhantes a dos humanos e outros pontos a mais. E é neste ponto que este documento tem por objetivo descrever de uma das áreas importantes de IA que é a “Aprendizagem de Maquina”.
Visão Conceitual
“Um programa de computador aprende se: a partir da experiência E referente a uma classe de tarefas T e a medida de sua performance P, se a performance nas tarefas T, medidas de por P, melhorarem com a experiência E.”
Mitchell, Tom. M. 1997. Machine Learning.p2.
Conceito
Aprendizagem de máquina é uma área dentro de Inteligência Artificial (IA) que tem como objetivo o desenvolvimento de técnicas computacionais sobre o aprendizado bem como a construção de sistemas capazes armazenar um conhecimento de forma automática. Hoje possui diversas aplicações tais como, por exemplo, máquinas de busca, diagnóstico médico, detecção automática de fraude de cartão de crédito, classificação de sequencias de DNA, entre outras aplicações.
Formas de Aprendizagem
Indutivo
A principal tarefa da inferência indutiva ou indução é descobrir como retornar uma solução para uma hipótese que se aproxime ao máximo do valor de entrada do problema proposto. Segundo Russel e Norving, sobre a aprendizagem indutiva: como podemos escolhe entre várias hipóteses consistentes?”.
Pesquisadores estudam os problemas relacionados à aprendizagem indutiva há muitos anos, mas uma