Aprendizagem Organizacional
Essa aprendizagem deve ser constante para que hajam respostas tanto para as necessidades internas quanto externas da organização. Um exemplo disso são as metas a serem alcançadas na empresa. Juntos, as pessoas aprender a encontrar novas formas de atingir resultados e o melhor: aprendem um com o outro.
Organizações com essa cultura tendem a:
Criar, pensar, planejar e implementar ações que levem ao crescimento da empresa e modelagem de seu futuro.
Quando esse conhecimento é aplicado, há o alcance dos resultados.
Com o conhecimento organizado entramos no campo da inteligência empresarial.
Essas empresas se adaptam rapidamente às mudanças e são mais capazes de criar novos modelos de gestão quando necessário. Porém, não há mudança organizacional se as pessoas da organização não mudam sua forma de pensar e interagir. Para isso, uma empresa deve seguir princípios e se agarrar a eles para construir uma organização que aprende. As organizações que adotam esse tipo de modelo de gestão sustentam as ideias de:
Pensamento sistêmico – pensamento que tem a visão do todo e para toda a ação a ser tomada, deve-se ter ideia que poderá atingir outras áreas da organização e da sociedade.
Modelos Mentais – modelos que influenciam a nossa forma de ver o mundo e de agir.
Domínio Pessoal – trabalhar as competências/personalidades de uma pessoa. Como por exemplo, desenvolver a paciência, o trabalho em equipe, etc.
Visão Compartilhada – é a capacidade das pessoas de trabalhar em prol de um mesmo objetivo, de uma mesma missão.
Aprendizagem em grupo – é o aprendizado em equipe e desenvolvimento da capacidade de juntos aprenderem e gerar os resultados desejados. Assim, toda a equipe é levada a pensar da mesma forma e em conjunto.
Os resultados dessa conduta são:
Qualidade no