Aprendizagem motora
INTRODUÇÃO
O fitoplâncton é constituído de plantas diminutas com tamanho médio em torno de 20µm (0,020mm) cuja visualização é possível com o auxilio do microscópio . As algas que compõem o fitoplâncton flutuam livremente nas águas e são o elo primário das cadeias alimentares dos ambientes aquáticos pois realizam fotossíntese graças ao pigmento conhecido como clorofila .
Contribuem em grande parte para o oxigênio existente na Biosfera, essencial á vida de plantas e animais . Há no fitoplâncton as cianobactérias, que fazem parte dos organismos mais antigos do planeta. São capazes de fixar o nitrogênio atmosférico e vivem em simbiose com diversas plantas .
Em alguns casos , seu crescimento exagerado produz “florações” com eventual liberação de toxinas que comprometem a qualidade da água para consumo humano e de animais. Atualmente as “florações” de cianobactérias têm despertado interesse geral e sua ocorrência e abundância em sido objeto de consideração em legislação especifica no Brasil.
Os componentes do fitoplâncton tem mobilidade bastante reduzida e, assim como odos os vegetais , necessitam de luz e nutrientes para realizar a fotossíntese e se desenvolver . O fitoplâncton é constituído por diversos grupos de algas, como os dinoflagelados , as diatomáceas, as clorofíceas, euglenoficeas e cianobactérias .
CYANOPHYTA
As cianobactérias são microalgas. As microalgas compreedem uma serie de organismos distintos de natureza microbial e com capacidade de produzir oxigênio através da fotossíntese. São organismos unicelulares ou apresentado filamentos ou colônias multicelulares com quase nenhuma diferenciação. Dentro da definição de microalgas incluem-se tanto organismos procarióticos (algas azus-verdes, agora chamadas de cianobactérias) como organismos eucarióticos (algas verdes, vermelhas , diatomáceas, dibiflagelados, etc.).
CHLOROPHYTA
No grupo das Chlorophyta, algas eucarióticas, existem desde formas