Trabalho
BASQUETEBOL DO SEXO MASCULINO PARTICIPANTES DA LIGA
NACIONAL 2003
RESUMO
Este trabalho se propôs a estabelecer o perfil da composição corporal dos atletas participantes da LigaNacional 2003 de basquetebol masculino. Foram avaliados 85 atletas de oito equipes participantes da Liga Os seguintes parâmetros foram utilizados na determinação do perfil dos atletas: somatório de nove dobras, somatório das dobras de tronco, somatório dasdobras de membros, percentual de gordura (Jackson e Pollock) e índice de massa corporal O grupo dos pivôs apresentou maiores percentual de gordura, peso da massa magra, peso de gordura, soma das nove dobras, soma das dobras de tronco e soma das dobras de membros que os demais grupos, os quais não apresentaram diferenças entre si.
Palavras-chave: composição corporal, pesos e medidas corporais, dobras cutâneas, basquetebol.
A composição corporal, bem como outros aspectos das características antropométricas dos atletas de basquetebol são motivos de investigações em várias partes do mundo, visando identificar perfis da qualidade e quantidade do peso corporal dos atletas do desporto
Bale11 traçou o perfil da composição corporal, somatotipo e medidas lineares dos atletas da equipe nacional sub 17 do Reino Unido referenciando os jogadores por posição.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
.
Foram coletadas as seguintes dobras neste trabalho: dobra cutânea subescapular; dobra cutânea triciptal; dobra cutânea peitoral; dobra cutânea biciptal; dobra cutânea médio axilar; dobra cutânea supra ilíaca; dobra cutânea abdominal; dobra cutânea coxa medial; e dobra cutânea panturrilha medial.
.
RESULTADOS E DISCUSSÃO Para a realização deste trabalho foram medidos 85 jogadores de um total de aproximadamente 220 inscritos inicialmente pelas equipes para a participação na Liga. Isto representa quase 40% do total dos atletas, o que torna importante ressaltar a viabilidade do método de