Appcc na industria do pescado
Pernambuco.
Reginaldo José Carlini Junior
Waldeck Lisboa
Claudemir Farias Barreto
Resumo
A Netuno pescados, empresa com matriz em Recife – PE, vem se destacando nos segmentos de beneficiamento, comercialização e distribuição de peixes, lagostas e camarões e, atualmente, é considerada a maior exportadora de pescados do país. A preocupação em fornecer produtos com a qualidade garantida redobra os esforços de todos que fazem a empresa e faz do controle de qualidade uma peça importante na sua cadeia produtiva. Diante de tal situação a Netuno pescados vem utilizando o sistema de Análise de
Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), a fim de garantir a segurança do produto e a satisfação do consumidor. O sistema parte do princípio que em vários pontos da indústria podem existir perigos biológicos, químicos e físicos. No entanto, pode-se tomar medidas preventivas para controlá-los. Este artigo tem como objetivo compreender como a Netuno utiliza o APPCC em sua indústria.
Palavras-chave: controle de qualidade, pescados e satisfação do consumidor.
1 Introdução
Novas políticas governamentais vêm estimulando o crescimento do setor pesqueiro no
Brasil. Estas políticas visam incrementar e otimizar o desenvolvimento de toda cadeia produtiva da pesca no país. Para maximizar a produção de pescados e reestruturar o setor, foi criada a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP). Caracterizado pela pesca predatória e pelas péssimas condições das embarcações, o setor busca alternativas para reverter o quadro negativo vivido durante anos. A perspectiva de manter o crescimento do setor é sustentada, entre outros fatores, pelo aumento das exportações.
Em 2002, o setor de pescados no Brasil apresentou superávit de US$ 129,63 milhões.
As exportações alcançaram US$ 342,81 milhões, enquanto que as