Corpo como objeto de consumo
Ayêsha Alannah Fonseca Mota
Bruna de Almeida Neves
Iêda Santana da Silva
O CORPO ENQUANTO OBEJETO DE CONSUMO
Guanambi
2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB CAMPUS XII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO: BACHARELADO ENFERMAGEM
Ayêsha Alannah Fonseca Mota
Bruna de Almeida Neves
Iêda Santana da Silva
O CORPO ENQUANTO OBEJETO DE CONSUMO
Trabalho de EDUCAÇÃO FÍSICA apresentado ao docente OSANÁ MACEDO como avaliação parcial da disciplina.
Guanambi
2012
A IMPORTÂNCIA DO CORPO SAUDÁVEL
Imagem corporal é a figuração do próprio corpo formada e estruturada na mente do mesmo indivíduo, ou seja, a maneira pela qual o corpo se apresenta para si próprio. É o conjunto de sensações construídas pelos sentidos (audição, visão, tato, paladar), desencadeados de experiências vivenciadas pelo individuo, onde o referido cria um referencial do seu corpo, para o seu corpo e para os outros. A Imagem Corporal se desenvolve desde o nascimento até a morte, dentro de uma estrutura complexa e subjetiva, sofrendo modificações que implicam na construção contínua, e reconstrução incessante, resultante do processamento de estímulos.
A busca de uma imagem corporal, adequada aos anseios estereotipados de corpo, é um dos fenômenos mais impressionantes na sociedade atual; existe uma grande influência cultural sobre a cultura e imagem do corpo, o que pode criar aspectos positivos e negativos. Essa influência cultural esta na forma de consumo, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.
Salientar a importância da imagem corporal seria como “se olhar no espelho”, você sempre encontra algum defeito e os julga, sem pensar nos outros pontos de seu corpo que podem e devem ser valorizados, e por isso é importante você