Aplicativos na educação
Na sala de aula, aplicativos para celulares, tablets e computadores são boas ferramentas pedagógicas e ajudam a desenvolver a autonomia dos alunos, pois, o aluno é totalmente ativo ao usar um aplicativo, diferente de uma TV, que ele tem uma postura mais passiva. Os envolvidos no processo passam de consumidores a produtores de conteúdo, e a ter mais autonomia e criatividade, habilidades que serão demandadas no seu futuro profissional. Esses aplicativos já fazem parte da cultura do jovem e a escola não pode trabalhar numa realidade desconectada daquela que o aluno vivencia, no entanto, os aplicativos não podem substituir uma boa metodologia de trabalho e também é preciso constante intermediação dos educadores para garantir um bom uso dos aplicativos.
2-Mídia impressa
A mídia impressa é um meio de comunicação, o qual refere-se particularmente aos materiais, de caráter publicitário ou jornalístico, que são impressos em gráficas, birôs de impressão, ou em locais específicos. Estes materiais ainda podem ser feitos em diversos papéis, plásticos, adesivos, variando-se em tamanho, cor, acabamento, e efeito e o professor devem acompanhar esses desejos usando revistas em quadrinhos, jornais, livros, cartazes e revistas variadas, tudo de acordo com a idade e interesse do aluno.
3-Tecnologias da informação e a comunicação
As TIC são as tecnologias que associam a informação e a comunicação, necessárias para o processamento de dados, em particular, através do uso de computadores eletrônicos e softwares, para converter, armazenar, proteger, processar, transmitir e recuperar informações, de forma ampla e contínua. Estão fundamentadas nos seguintes componentes: Hardware e seus dispositivos periféricos, Software e seus recursos, Sistemas de telecomunicações, em rede, ponto-a-ponto e multiponto, via rádio ou via cabos, Gestão de dados e informações. Hoje, as TIC são essenciais para o desenvolvimento de vários setores da economia e da sociedade.