Mandarim - Eça Queirós
Para iniciar o meu Plano Individual de Leitura pretendo dizer que não tenho hábitos de leitura.
Iniciei a disciplina de leitura, tendo apenas lido os livros obrigatórios à disciplina de português. Que me recorde, basicamente devo ter lido livros infantis do género do “Diário de um Banana”.
Até aí não tinha grandes dificuldades em compreensão de leitura, pois tratavam-se de livros de leitura fácil.
Durante o ano letivo anterior li a “Tragédia da Rua das Flores”, de Eça de Queirós; “A varanda de Frangipani”, de Mia Couto; “Romance de Cordélia”, de Rosa Lobato Faria e outro livro de Mia Couto que não me recordo do nome.
Durante o verão, senti interesse em ler, pelo que li alguns livros.
Gostava de ler mais, porém a preguiça “fala mais alto”. Talvez não adore ler pelo facto de nunca ter sido habituada a ler ou por ainda ser muito jovem e imatura para perceber a importância dos livros.
2 Livro selecionado:
Optei pela escolha do livro “O Mandarim”, de Eça de Queirós.
Inicialmente não sabia qual o livro escolher e optei pelo livro “Estrelas Funestas”, de Camilo Castelo Branco. Porém, quando iniciei a leitura do mesmo, arrependi-me desde logo pois achei o livro desinteressante e só pelo título achei que não compensava ler um livro que não me agradasse.
Pesquisei por outros livros na biblioteca da escola mas não houve nenhum que me chamasse realmente à atenção.
Acabei por ir a uma livraria com a intenção de comprar um livro de Eça, porque já tinha lido um livro dele e tinha gostado. Além do mais, tencionava obter o livro “Contos” e até já tinha ideias do modo como apresentar o livro, contudo isso acabou por não se conseguir realizar, pois o livro não se encontrava disponível.
Comprei o “O Mandarim” e adorei desde o momento em que vi o livro, pelo facto de se tratar de um livro pequeno e para além disso gostei da capa.
3-Apresentação da obra
3.1. Identificação do autor
Autor: Eça de Queirós
Título: “O Mandarim”
Editora: