1
2- Índice
2 – Dados biográficos:
a) Nascimento/falecimento (datas e locais)
b) Vida académica
c) Cargos desempenhados
d) Vida amorosa
3 - Principais obras
4 - Corrente (s) literária (s) (principais características)
5- A bibliografia do trabalho
2 – Dados biográficos:
a) Nascimento/falecimento (datas e locais)
José Maria Eça de Queiroz nasceu no dia 25 de Novembro de 1845 numa casa da Praça do Almada na Póvoa do Varzim. Hoje em dia, nessa praça, encontra-se uma homenagem ao escritor. Eça morreu no dia 16 de Agosto de 1900 em Neully, França mas os seus restos mortais encontram-se em Lisboa desde o seu funeral no dia 17 de Agosto de 1900.
b) Vida académica
Frequenta o Colégio da Lapa (fica no Porto) de 1855 até à faculdade que têm como director o pai de Ramalho Ortigão. Em 1861 matricula-se da faculdade de direito de Coimbra. Aí conheceu Teófilo Braga et Antero de Quental.
c) Cargos desempenhados
Eça escreveu para o jornal Gazeta de Portugal. Em 1867, inicia-se como advogado mas mais tarde retoma a sua colaboração na Gazeta de Portugal.
No final do ano de 1867 Eça, Antero de Quental, Salomão Saragga, Jaime batalha Reis, Ramalho Ortigão, José Fontana, Oliveira Martins e Augusto Fuschini formam grupo. Em 1860 é nomeado administrador do Conselho de Leiria, e em Setembro do mesmo ano, presta provas para cônsul no Ministério dos Negócios Estrangeiros e fica em primeiro lugar.
Em 1872 é escolhido para cônsul nas Antilhas Espanholas e no final do ano, durante dois anos, em Havana.
Já em 1874 é transferido para o consulado de Newcastle. E em 1876 para o de Bristol. Colabora também na Gazeta de Notícias e publica o Mandarim no Diário de Portugal.
No ano de 1883 elegeram-no como sócio da Academia Real das Ciências.
Cinco anos mais tarde, escolhem-no para ser cônsul em Paris aonde, em 1897 começa a publicação da Revista Moderna
d) Vida amorosa
A 10 de Fevereiro de 1886 casou-se com Emília de Castro Pamplona no Porto