CHUVA CIDA OFICIAL
1- INTRODUÇÃO
Chuva ácida é um fenômeno natural ocasionado pela liberação de gases tóxicos na atmosfera, que ao se misturarem com a água e com outros componentes (CO2 e PH próximo a 5,6), se transformam em ácidos que caem sob a Terra através da chuva. O termo chuva ácida surgiu na época da Revolução Industrial pelo químico inglês Robert Angus Smith, ao descrever o efeito corrosivo na cidade de Manchester, na Inglaterra.
A chuva ácida é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante da dissociação do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada. A principal causa daquela acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e nitrogênio reativo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes.
2 / 3 / 4 – DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
FORMAÇÃO DA CHUVA ÁCIDA:
A principal causa da chuva ácida é a queima de carvão nas usinas termoelétricas e a liberação de monóxido de carbono através da locomoção de qualquer veículo de transporte. Os dois gases mais poluentes liberados na atmosfera são: “Dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio”. Quando esses gases chegam à atmosfera sofrem mudanças químicas e se misturam com a poeira ou a umidade das chuvas, podem retornar de três maneiras: em forma de “chuva ácida” propriamente dita, neblina (névoa) ou deposição seca (poeira).
A chuva normal, isto é, não contendo gases poluentes (NO, NO2, SO2,etc.), é ligeiramente ácida (pH ˜ 5.6) devido à presença natural do dióxido de carbono na atmosfera, que em contacto com a água origina o ácido carbônico (H2CO3) através da seguinte reação:
CO2 (g) + H2O (l) ? H2CO3 (aq)
Constata-se que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem vindo a aumentar significativamente nos últimos 50 anos, devido ao aumento da libertação deste gás para a atmosfera. Como conseqüência deste fato, a chuva tem-se