Ética e Cidadania
ÉTICA E CIDADANIA
Curso técnico em edificações
MARIA JOSE GOMES DA SILVA DE MENEZES - RA 8490
08/06/2014
Abordagem sobre o código de ética e cidadania profissional em engenharia e arquitetura no Brasil, tomando para análise a construção dos estádios da copa 2014.
ÉTICA E CIDADANIA
As vésperas da Copa do Mundo, com um saldo doloroso de sete mortes ocorridas por acidentes na construção dos estádios que, somadas aos atrasos e improvisações, projetam o Brasil na mídia mundial como um país que não cumpre com os compromissos assumidos e cujas obras beiram o inseguro.
Por quê? Eis a pergunta que podemos fazer.
De imediato a resposta é: “politicagem”, irresponsabilidade dos nossos governantes, etc...
Sem adentrarmos nas questões dessa natureza que permeiam as mídias, mas pautando-nos nos textos base do curso e considerando Ética e Cidadania do ponto de vista profissional, levantamos para análise sobre os acidentes, os dados abaixo.
1. Arena Amazônia, Manaus – quatro mortes sendo que uma foi por mal súbito e considerada como morte natural. Os acidentes fatais ocorreram em:
1.1 Março de 2013 – funcionário caiu de uma laje;
1.2 Dezembro 2013 (dia 14) - outra vítima por queda;
1.3 Fevereiro 2014 - um funcionário faleceu em consequência de acidente durante o desmonte de um guindaste.
2. Arena Corinthians, São Paulo – Três mortes por acidentes sendo:
2.1 Novembro 2013 (dia 27) – dois funcionários morreram ao serem atingidos pela queda de três estruturas metálicas, ocorrida na parte de trás do estádio. As estruturas foram atingidas por um guindaste que colocava a última treliça de 500 toneladas sobre o prédio leste.
2.2 Março 2014 (dia 29) um funcionário morreu vítima de queda de altura de 8 metros quando participava das obras de instalação das arquibancadas provisórias. Segundo testemunhas ele usava equipamentos de segurança e desequilibrou-se, e, caiu.
3. Arena do Grêmio, Minas Gerais