estudo de casos Nike e Acme
1- Qual era a estratégia da Nike até 1998? Era a mesma estratégia que a empresa pretendia ter de 1998 em diante? A mudança de estratégia significou uma mudança de negócio?
Até 1998, a estratégia da Nike era levar inspiração e inovação para todos os atletas do mundo. De 1998 em diante a estratégia deveria ser a mesma já que os lucros só aumentavam. A mudança de estratégia foi necessária já que as vendas haviam caído e foi sim uma estratégia de negócio. Assim a Nike definiu sua estratégia de se tornar líder mundial. Assim aumentou os investimentos se tornando a segunda no futebol nos EUA.
2- Quais seus objetivos estratégicos? O objetivo era se tornar Líder mundial no futebol.
3- Que forças externas e internas estavam influenciando os planos estratégicos da Nike? Faça uma síntese dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças. As forças internas foram as críticas e acusações de trabalho escravo o que incentivou a Nike á querer ser melhor. As forças internas influenciou a Nike á criar novos produtos. Acredito que o ponto fraco foi não ter uma instalação própria (fábrica) que foi o que levou toda essa polêmica sobre escravidão. O ponto forte foi a inteligência em driblar as criticas e crescer mais se tornando a líder no futebol. Foi através da ameaça, o medo da falência que apareceu a oportunidade de ser melhor.
4- Em sua opnião quais variáveis do ambiente externo poderiam frustrar os objetivos estratégicos da Nike?
Acredito que se a mídia se aprofundasse mais no assunto, teria levado a empresa á falência. Um assunto tão sério como trabalho escravo poderia acabar de vez com a credibilidade da empresa.
5- Hoje qual o grau de sucesso da Nike na realização de seus planos de cinco anos antes?
A Nike deixou de ser apenas marca de tênis, e inovou em seus produtos criando produtos diferenciados para o futebol, tais como roupas, chuteiras,