CONCEPÇÃO E SENTIMENTOS DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS SOBRE FAMÍLIA
Há varias pesquisas no qual mostra que envelhecimento vem crescendo, mas pouco se sabe sobre a visão do idoso, sua com construção de vida, a relação de como esta sua vida no momento, a relação do idoso com a família, a importância da mesma com os idosos.
O objetivo principal desse trabalho tem como base conhecer a percepção do idoso asilado sobre o significado da família e o papel desta em sua vida.
O crescimento de idosos é cada vez maior. Isso ocorre, pois na atualidade as famílias estão reduzidas, existe remédios no qual evitam novas crianças nascerem, fazendo com que famílias sejam reduzidas, e com essa idéia, a população esta cada vez mais velha, afinal não tem entrada de jovens.
Com a alta taxa de envelhecimento da sociedade, trás consigo problemas sérios para o próprio idoso e para sua família, pois muitos desses idosos apresentam debilitação e saudade frágil, e com isso precisam de cuidados de seus familiares ou instituições.
A família deve ser um suporte na proteção ao idoso fragilizado, mas verifica-se, que hoje as famílias e suas dinâmicas estão modificadas, pois com a inserção cada vez maior no campo e trabalho, o resultado é o enfraquecimento do suporte de cuidado desses idosos, onde ocorre o aumento de pessoas em asilos As famílias procuram instituições de longa permanência (ILPI) para idosos, tentando proporcionar conforto aos mesmos, um lugar onde ofereça cuidados e companhias para que não se sintam sozinhos, mas na maioria das vezes os idosos são internados a força, necessitando de adaptações. Muita dessas famílias que procuram asilos abandona os idosos, jogando toda responsabilidade aos profissionais que estão dentro da instituição. Isto pode ocorrer por problemas familiares mal resolvidos, onde a família acha que não tem que ter responsabilidade sobre eles.
• MATERIAIS E MÉTODOS
Estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa, realizado em umas ILPI na