Guarux
GUARUX
Introdução
A cidade de Guarulhos desenvolve um programa de inclusão chamado
“Tecnologia Cidadã”, esta agrega serviços à população de forma a criar condições de acessibilidade, seja ela física ou intelectual.
Focados no plano de construção de ambientes acessíveis, mas além do ambiente, um sistema livre com condições para tal.
O Linux Ubuntu foi utilizado a principio, contudo, este não agregava todas as condições necessárias para aplicabilidade do projeto.
Diante dessa barreira, vimos necessidade de evoluir para uma distribuição própria, este é o Guarux, um sistema que traz, em sua estrutura, funções de acessibilidade, como poderá ser acompanhado no decorrer deste documento.
Tecnologia Cidadã – “Tecnologia voltadas às pessoas, universalizando o direito à educação digital”
Necessidade de desenvolvimento
O Guarux nasceu da necessidade interna de prover uma distribuição que atendesse um padrão e uma metodologia da Prefeitura do Município de Guarulhos-SP, pensando único e exclusivamente no usuário final.
Desenvolvemos na cidade um programa de inclusão digital, chamado
Telecnologia Cidadã - tecnologia voltada às pessoas. Para atendimento deste programa, precisávamos de uma distribuição que atendesse nossas unidades, onde atingimos mais de 6.000 acessos mensais, com cursos profissionalizantes e cursos básicos de informática.
Existem varias distribuições em plataformas livres, cada uma com suas peculiaridades e características, inclusive, distribuição que atende a inclusão digital, mas observamos que a nossa cidade precisava de uma distribuição especifica, pois, as distribuições que existentes, não atendiam todo tipo de público, precisávamos que um mesmo sistema atendesse pessoas com e sem deficiência, seja física ou intelectual.
Base de desenvolvimento
Depois de vários testes e definida como estável, visando também sua aceitação pela maioria dos usuários domésticos, assim como sua compatibilidade com a