Ladrão de banco
Segundo a Norma Brasileira NBR-6118, as reações de apoio das lajes sobre as vigas são cargas uniformemente distribuídas, independentemente da flexibilidade das vigas. No entanto, esta distribuição não ê uniforme, e tal aproximação pode acarretar diferenças significativas nos esforços das vigas. Neste trabalho, apresenta-se uma forma diferente na distribuição das reações, sendo que os resultados obtidos através desta concepção, conjuntamente com os da Norma, são comparados com a solução da estrutura como um conjunto único laje-vigas, utilizando-se como ferramenta um programa em elementos finitos.
A norma “NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento” está em revisão. A nova norma concentra-se nos procedimentos e une os concretos simples, armado e protendido. Cobrimentos mínimos de armadura aumentam e o controle de fissuras passa a ser mais rigoroso. Para abordar as mudanças e perspectivas, a Diretoria de Atividades Técnicas e a Divisão Técnica de Estruturas (DES) do Clube de Engenharia convidaram o engenheiro da Escola Politécnica da UFRJ, Sergio Hampshire, para uma palestra. O evento aconteceu no dia 11 de dezembro de 2012, e o material apresentado pelo professor Hampshire, já está disponível no Portal do Clube de Engenharia, clique aqui para ter acesso.
A norma “NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento” está em revisão. A nova norma concentra-se nos procedimentos e une os concretos simples, armado e protendido. Cobrimentos mínimos de armadura aumentam e o controle de fissuras passa a ser mais rigoroso. Para abordar as mudanças e perspectivas, a Diretoria de Atividades Técnicas e a Divisão Técnica de Estruturas (DES) do Clube de Engenharia convidaram o engenheiro da Escola Politécnica da UFRJ, Sergio Hampshire, para uma palestra. O evento aconteceu no dia 11 de dezembro de 2012, e o material apresentado pelo professor Hampshire, já está disponível no Portal do Clube de