ad de seminário 6
Trabalhar com o conto favorece aos educandos em diversas habilidades. O contar história é educar, é o artifício da oralidade que estimula a imaginação dos educandos, faz com que tudo tenha vida, significado, emoção e prazer. O educador neste processo pode encantar os ouvintes convidando-os a viajar nas mais fabulosas histórias, onde tudo pode acontecer. Esta mediação promove novas descobertas, conhecimentos e estímulos para leitura.
No mundo atual, as histórias são excelentes ferramentas de trabalho em sala de aula na tarefa de educar, e diversos motivos se conjugam para isso. Os exemplos apresentados trazem uma autêntica vivência para os ouvintes. O contato com a emoção, as reações comuns e o reconhecimento dos fatos e efeitos causados pelos impulsos são exemplos de vida. Em geral, os alunos gostam de histórias edificantes. Estes textos levam a uma empatia na turma. São vários os aspectos educacionais que podem ser trabalhados, cabendo destacar os seguintes:
Caráter=histórias selecionadas de feitos heróicos, abrangendo lições de vida e fábulas em que o bem conquista o mal, constituem conteúdos fáceis para os alunos absorverem.
Raciocínio=histórias com enredos intrigantes tocam o raciocínio dos ouvintes, levando-os a acompanhá-las com maior atenção e a refletir como agiriam para sair daquela situação.
Imaginação=histórias nos levam a transitar no tempo e no espaço, como exemplo:a pré-história; as galáxias estranhas.Nas histórias tudo é possível! Essa possibilidade de imaginação produz grandes efeitos nos nossos alunos porque atende à necessidade que eles têm de fantasiar.
Criatividade= histórias estão diretamente ligadas à quantidade de referências