Análise transacional
Esses Estados de Ego, como define Berne, "são descrições fenomenologicamente como um sistema coerente de sentimentos relacionados a um dado sujeito e operacionalmente como um conjunto de padrões coerentes de comportamento; ou ainda do ponto de vista pragmático, como um sistema de sentimentos que motiva um conjunto de padrões de comportamentos afins".
Análise estrutural de primeira e segunda ordem
Numa análise de primeira ordem os componentes estruturais da personalidade, segundo o modelo da AT são: Estado de Ego Pai; Estado de Ego Adulto; Estado de Ego Criança. No entanto, Erick Berne, para adequar seu estudo a realidade e experiência clinica, promove a análise de segunda ordem que é compreendida subdividindo os estados do ego.
No estado de ego da criança o individuo é movido pelo que lhe dá prazer aos sentidos ou o que lhe traz prazer pelas ações. Esse estado é o primeiro dos Egos a existir e é componente biológico da personalidade. Seu pensamento é mágico, crédulo, sugestionável, detém a curiosidade, a criatividade, a intuição e a telepatia. Nele está o conceito "sentido" da vida. Subdivide-se em:
• Pai da criança – é chamado de criança adaptada, pois modifica suas atitudes conforme as influencias parentais. Se a mesma se manifestar de forma obediente, obedecendo cegamente às ordens impostas, é chamada de criança submissa. Já se a mesma se manifestar de forma opositora e questionadora de ordens é chamada de criança rebelde.
• Adulto da criança – é chamado de Pequeno professor, por sempre se manifestar de forma