dinamica de grupo Bion e Eric
O campo de estudo da psicanálise de grupo se caracteriza por várias contribuições de pesquisadores influenciados pelas obras freudianas, kleiniana e outros. Pesquisadores que desenvolveram pesquisas sobre a formação de grupos e os fenômenos manifestos nos mesmo. São teorias e métodos que contribuem para compreensão da formação e manutenção desses grupos.
O presente trabalho tem por objetivo mostrar de forma breve a contribuição da teoria psicanalítica, bem como alguns dos seus principais pesquisadores e colaboradores no estudo da dinâmica de grupo que influenciaram outros pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento.
TEORIA PSICANALÍTICA NO ESTUDO DA DINÂMICA DE GRUPO
A teoria psicanalítica, e com certeza uma das principais teorias que estudam a dinâmica de grupo, seus pesquisadores estudam os processos motivadores defensores do individuo na vida em grupo. Freud certamente não tem uma teoria de grupo, mas em seu livro Psicologia das Massas e a Analise do Eu faz referência ao um pequeno grupo, este grupo, seria a família. Minicucci (2009), afirma:
A teoria freudiana centraliza a atenção no papel da família no modelamento da personalidade e da saúde mental da criança, mas dá prioridade aos instintos inatos. Enfatiza o núcleo biológico do homem e diminui o papel da sociedade. Detém-se muito na estruturação permanente da personalidade nos primeiros anos de vida e reduz a importância dos níveis posteriores de participação social. Freud concebia a família como o grupo disciplinador dos instintos biologicamente fixos da criança, grupo que forçava a repressão de sua descarga espontânea (p.220).
Dentro da teoria psicanalítica, referente a dinâmica de grupo os principais teóricos são: Bion e Berne.
BION E A TEORIA DA EMOCIONALIDADE
Wilfred R. Bion (1952), psiquiatra e psicanalista inglês, discípulo e admirador de Melanie Klein desenvolveu uma teoria sobre dinâmica de grupo descentralizando o estudo do comportamento