Planejamento Familiar
É o regime de uma ou mais ações, dispositivos ou medicamentos de modo a prevenir ou reduzir a propensão de uma mulher se tornar grávida ou "dar à luz".
O que é planejamento familiar?
Planejamento familiar entende-se como conjunto de ações que têm como finalidade contribuir para a saúde da mulher e da criança e que permitem às mulheres e aos homens escolher quando querem ter um filho, o número de filhos que querem ter e o espaçamento entre o nascimento dos filhos, o tipo de educação, conforto, qualidade de vida, condições sociais, culturais e seus níveis, conforme seus princípios de necessidade.
Como usar cada método?
1. Pílula oral
É uma combinação de estrogênio e progestágeno administrada oralmente para inibir a fertilidade normal da mulher.
Deve ser tomada todos os dias durante 21 dias seguidos por mês, sempre à mesma hora (para a maioria das pílulas o atraso é de 12 horas).
Embalagens de 21 comprimidos: toma-se todos os dias sem parar, interrompe-se 7 dias, inicia-se nova embalagem no 8º dia.
Embalagens de 28 comprimidos: tomar sem parar.
Em que dia se deve começar a tomar a pílula? Se nunca tomou, começar a tomar no 1º dia da menstruação. Embalagem de 21 comprimidos: interrompe-se 7 dias e começa-se nova emb.
Embalagem de 28 comprimidos: começa-se após o 28º dia da pílula.
Eficácia: 99,7% utilizada corretamente sem esquecimento uo atraso. 92% utilizada com possíveis falhas. O uso de outros medicamentos pode impedir que a pílula funcione, devido a interações com o metabolismo dos constituintes hormonais. Uma diarreia também pode fazer com que a pílula pare de funcionar, porque ela faz com que os hormônios contidos nas pílulas não sejam adequadamente absorvidos pelos intestinos.
Indicação: A pílula pode ser usada por mulheres que já tiveram filhos e também por quem ainda não teve.
2. Injeção anticoncepcional
A injeção anticoncepcional é um método contraceptivo que possui em sua fórmula a