Planejamento familiar
SERVIÇO SOCIAL
daniele cerqueira barreto
atuação do assiStente social em programas de planejamento familiar
DANIELE CERQUEIRA BARRETO
atuação do assiStente social em programas de planejamento familiar
FEIRA DE SANTANA
2010
DANIELE CERQUEIRA BARRETO
atuação do assitente social em programas de planejamento familiar
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de ...... em Serviço Social.
Orientador: Prof.
FEIRA DE SANTANA
2010
Dedico esse trabalho a todos que estiveram ao meu lado, me incentivando em todos os momentos.
O meu corpo, que afinal não se alheia.
E meu sim, minha praça do prazer,
Com suas dores, seus limites novos,
Seus modus operandi, seus modus vivendi. (Daniel, 1991:5)
Barreto, Daniele Cerqueira. Atuação do assistente social em programas de planejamento familiar. 2010. 40 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Feira de Santana, 2010.
RESUMO
O planejamento familiar é conhecido como o conjunto de técnicas e práticas que permite às famílias decidir sobre a quantidade de filhos que eles querem ter. No entanto no âmbito social existe uma série de conflitos sobre o planejamento familiar que a frieza do jargão médico não consegue abarcar. Essa prática começou a ser disseminada na sociedade primeiramente pelos estudos de Malthus que relacionam o crescimento populacional à pobreza. Então grupos dominantes assumiram um planejamento familiar como forma de controle da pobreza. Mas aos poucos as concepções controlistas foram substituídas por uma consciência das mulheres de terem o domínio de suas vidas e decidirem o que é melhor para elas. Nesse processo de decisão entra de forma preponderante fatores socioeconômicos. Nesse âmbito