o que é dinâmica de grupo
Referência Bibliográfica:
RAMALHO, Cybele. |36,&2'5$0$ ( ',10,&$ '( *5832} a ser lançado em 2011, pela ed. Iglu (São Paulo).
Capítulo I
A expressão dinâmica de grupo apareceu pela primeira vez no contexto científico em
1944, num artigo de Kurt Lewin, quando este publicou um estudo consagrado às relações entre a teoria e a prática na Psicologia Social. A dinâmica de grupo começou a se popularizar a partir da segunda guerra mundial, mas foi no final da década de 30 que suas pesquisas se iniciaram.
Numa perspectiva histórica, a dinâmica de grupo surgiu como a convergência de determinadas tendências nas ciências sociais, quando se começou a investir no estudo de novas tecnologias para a solução de problemas sociais, que tentavam codificar processos e definir princípios gerais para lidar com pequenos grupos.
O objetivo do estudo da dinâmica de grupo, que é um ramo da psicologia social, consiste em estudar a natureza (ou estrutura) dos pequenos grupos; a dinâmica da vida grupal e o seu funcionamento, assim como o seu processo de desenvolvimento, fenômenos e princípios que lhe regem, as forças psicológicas e sociais que lhe influenciam (como por exemplo, forças de atração, rejeição, coesão, a liderança, a resistência à mudança, a interdependência, etc.).
Segundo o criador do termo “dinâmica de grupo” e seu principal pesquisador, Kurt Lewin
(1890-1947), a preocupação central com o estudo dos pequenos grupos em suas dimensões mais concretas e existenciais, é atingir a autenticidade nas suas relações, a criatividade e a funcionalidade nos seus objetivos; para isto, é importante descobrir que estruturas são mais favoráveis, que clima de grupo permite isto, que tipo de liderança é mais eficaz, que técnicas são mais funcionais e facilitadoras, como se dão os mecanismos de atração e rejeição interpessoais, etc. (MAILHIOT, 1991).
Sabemos que uma característica do existir humano é reunir-se em grupos sociais. A questão básica da pesquisa em dinâmica