Dinamica de grupo
DE
RECURSOS HUMANOS
"A vida é como uma peça de teatro: não é o tempo de duração que importa, mas sim a atuação e o desempenho".
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO EMPRESARIAL
PROFª: INÊS OLIVEIRA
EQUIPE:
FANIA ESPARA
KAMILA RUIZ
DINÂMICA DE GRUPO
1 COMO SURGIU A DINÂMICA DE GRUPO A dinâmica de grupo tornou-se um campo muito difundido nos Estados Unidos no final da década de 1930. Kurt Lewin foi um dos grandes colaboradores nos estudos dos grupos e das relações humanas, lançando as bases de muitos conhecimentos que são utilizados até hoje.
Atualmente, existem dois sentidos principais para a expressão dinâmica de grupo, um amplo que corresponde ao conhecimento dos fenômenos específicos dos pequenos grupos, assim como os das leis que o regem. E outro restrito, que se refere a uma ação sociopsicológica, que são métodos de intervenção sobre as pessoas (em grupo) ou sobre os grupos com a finalidade de obter uma “mudança” na personalidade ou na sociedade.
A dinâmica de grupo pode ter diferentes funções: servir de instrumento terapêutico, como meio de formação e treinamento em relações humanas ou como forma de pressão sobre o indivíduo. O grupo é um caminho para se alcançar mudança de hábitos, atitudes e preconceitos.
Existem vários tipos de técnicas de dinâmica de grupo, as quais buscam desenvolver nas pessoas características tais como: a empatia, o controle emocional, o conhecimento de si mesmo em relação aos outros, a capacidade de ouvir, de convencer, etc. Além disso, a dinâmica de grupo possibilita a observação de traços da personalidade de um profissional de determinada área.
Cada técnica tem uma finalidade específica: como, por exemplo, buscar maior abertura da pessoa em relação às demais, tirando as barreiras que impedem uma verdadeira comunicação pessoal por causa de tantos preconceitos e condicionamentos que geralmente angustiam as pessoas em relação às outras; procurar despertar nas pessoas o sentido da solidariedade,